Nos dias 27 de 28 deste mês realizamos a Formação para os Catequistas.
Na formação abordamos qual é o estilo da Catequese da Paróquia São José, que não é focada apenas na instrução ou ministração de conteúdos. A Catequese da Paróquia São José, assim como em grande parte das paróquia da nossa Diocese, ela é focado no estilo Catecumenal.
O estilo Catecumenal é inspirado na catequese dos primeiros cristãos, que se colocavam num grande processo de preparação para o seguimento de Jesus.
Tudo começava primeiro com o Querigma, que é o primeiro anúncio. Este primeiro anúncio realizado com Fé, firmeza e testemunho levava a pessoa a desejar fortemente fazer parte da comunidade Cristã e por isso aceitavam entrar em um longo itinerário formativo de preparação, conhecido como período Catecumenal.
Neste período Catecumenal o candidato recebia de um catequista - que já tenha passado por este período - instruções sobre o Creio, as verdades da Fé Católica, sobre a pessoa de Jesus Cristo.
O longo período ia até o período da quaresma. Nos 40, da quaresma, o candidato entrava em um período de Purificação, passando por Escrutínios e Exorcismos. Os Escrutínios significava colocar o nome do candidato a ser Cristão no nome da comunidade. O candidato era interrogado, sua vida era comparada como a vivência do Evangelho de Cristo. Os exorcismos por sua vez, era o momento em que o candidato renunciava completamente ao mal, para estar livre para acolher Jesus. Após o período de Purificação que se dava na quaresma, chegando na noite da Vigília Pascal o candidato recebia os três sacramentos, a o Batismo, a Crisma e a Eucaristia. A partir daí era considerado um seguidor de Cristo, um Cristão.
A catequese de estilo Catecumenal segue esse processo de preparação, tanto para as crianças, para jovens e para adultos. No período da catequese o(a) catequista não passa conteúdos apenas, mas leva em conta como parte adjunta da formação, a liturgia, a comunidade e o conhecimento da Palavre de Deus.
O verdadeiro catequista é aquele que vive do mistério e por isso conduz ao mistério. Neste estilo de catequese leva-se muito em conta a pessoa do catequista: Seu modo de ser, seu modo de saber e o como comunica este conhecimento.
Acreditamos que somente o Testemunho da vida pessoal, da vida na Palavra de Deus, da Mistagógia da experiencia de oração e litúrgica é que poderemos tornar os catequizandos verdadeiros Discípulos de Cristo.


















