domingo, 29 de março de 2020

SANTA MISSA HOJE


CURSO PARA CATEQUISTAS

NESTA QUINTA FEIRA DIA 2 DE ABRIL  
TERÁ INÍCIO O CURSO À DISTÂNCIA
 PARA OS CATEQUISTAS DA PARÓQUIA
O PRIMEIRO MÓDULO TEM A DURAÇÃO DE TRÊS SEMANAS
CATEQUISTAS ENTREM EM CONTATO 
COM A COORDENAÇÃO DA CATEQUESE. 
UM BOM CURSO A TODOS!

quarta-feira, 25 de março de 2020

EVANGELIZAR

Nossa paroquiana Raquel que acompanha a RCC.
Mesmo de casa Precisamos Evangelizar
"Somos todos responsáveis e chamados pelo nosso batismo.
  Um só rebanho um só pastor. Levemos esperança, eis o que nos pede nosso Pastor Universal." (Raquel)

AUDIÊNCIA DO SANTO PADRE DESTA QUARTA FEIRA


#REZEMOSJUNTOS

A hashtag #RezemosJuntos vai unir os fiéis em oração nas redes sociaisO Papa Francisco convocou duas importantes iniciativas para esta semana: quarta-feira, o encontro “virtual” é com todos os cristãos, para rezar juntos o Pai-Nosso. Sexta-feira, o Pontífice aguarda os católicos para um momento de oração, com a concessão da bênção Urbi et Orbi.

terça-feira, 24 de março de 2020

segunda-feira, 23 de março de 2020

PEDIDOS DE ORAÇÃO


NESTA PÁGINA ESTAMOS RECOLHENDO 
 OS NOMES COM PEDIDOS DE ORAÇÃO
 ELES SERÃO LEVADOS PARA AS SANTAS MISSAS
 E PARA OS MOMENTOS FORTES DE ORAÇÃO.
COLOQUE O NOME DA PESSOA E O PEDIDO NO COMENTÁRIO DA PÁGINA DE PEDIDOS

domingo, 22 de março de 2020

Missa do 4º domingo da quaresma

4º Domingo – Dia 22.03

4º Domingo – Dia 22.03

Jo 9, 1-41
"O cego foi, lavou-se e voltou enxergando."

O evangelho de João segue um esquema bem diferente do utilizado pelos Sinóticos: Marcos, Mateus e Lucas. João narra apenas dois milagres relatados também pelos outros evangelhos, a saber, a multiplicação dos pães e Jesus caminhando sobre as águas. O milagre do cego de nascença é contado, portanto, somente por João. O autor diz que escreveu o seu evangelho para que crêssemos que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, crendo tivéssemos a vida em seu nome.
Assim, com a narração do cego do nascença, quer mostrar que Jesus é a vida e a luz do mundo: dá a luz ao cego de nascença, em contraste com a cegueira espiritual dos judeus. Percebe-se, no interior da narrativa, a argumentação encadeada para levar o leitor a adorar Jesus como o Filho de Deus.
O texto era destinado a catequese dos que iam ser balizados. Da sujeira e da lama do pecado, erguiam-se os novos cristãos, depois de se terem lavado - como o cego - nas águas puras do Batismo. Evidentemente não bastava ao rito do Batismo em si. Era necessária a fé em Jesus e a adesão irrestrita a sua doutrina, acreditando na preexistência de Jesus e como sendo a Palavra na qual o Pai se revelou.

sábado, 21 de março de 2020

Sábado – Dia 21.03-Repetição

Sábado – Dia 21.03-Repetição

A oração de cada sábado consiste no exercício chamado de repetição. Trata-se de aprofundar aquilo que rezei durante a semana. Santo Inácio diz: Não é o muito saber que satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente [EE 2]. Por isso não é apresentada uma nova matéria de oração para este dia. Faço, pois, a oração, a partir do texto ou moção que mais me consolou ou que mais me desolou na semana que passou.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Sexta-feira – Dia 20.03

Sexta-feira – Dia 20.03

Mc 12, 28b-34
“Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento, e com toda a tua força!"

Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, esta é a síntese de todos os mandamentos. Quem ama de verdade cumpre toda a lei e não erra nas decisões que toma, porque tudo o que faz é feito por amor. Vinculando o amor a Deus com o amor ao próximo evitamos a falsificação da noção de Deus. Ninguém nunca viu a Deus, por isso dele temos apenas uma noção. O que podemos saber com mais consistência nos vem do Filho único que está no seio do Pai e no-lo deu a conhecer, ao se fazer homem e ter vindo morar entre nós. Vemos a humanidade de Jesus Cristo, não a sua divindade, e em sua humanidade vemos a toda a humanidade. Por isso, não podemos dizer que amamos a Deus a quem não vemos se não amamos o irmão a quem vemos. Se o amor ao próximo não faz parte do amor a Deus, nós nos tornamos fanáticos executores das ordens de um Deus que nossa imaginação criou. Amar o próximo como Jesus amou.

quinta-feira, 19 de março de 2020

URGENTE! Orientações sobre a Semana Santa

SEMANA SANTA

Na Semana Santa e Páscoa, as celebrações também estão suspensas. Entretanto, o decreto episcopal solicita que as paróquias encontrem meios de se aproximarem dos fiéis por meio da transmissão das missas nas redes sociais, sendo orientada a organização, conforme os costumes.
“Devido à impossibilidade de celebrações com grande número de pessoas, sejam oferecidas aos fiéis oportunidades de se sentirem em comunhão com suas comunidades paroquiais, participando das Missas transmitidas pelos meios de comunicação. As paróquias se organizem, conforme possível, para transmitir pelo menos uma Missa dominical através do Facebook, e/ou outros meios disponíveis.”

URGENTE! Missas são suspensas em toda a Diocese de Araçatuba


Bispo diocesano baixou decreto nesta quinta; suspensões vigoram a partir de sexta, dia 20 de março.

Em decreto emitido nesta quinta-feira (19) às paróquias, clero e a todo povo de Deus na Diocese de Araçatuba, o bispo diocesano Dom Sergio Krzwyw suspendeu as celebrações da Santa Missa em todas as paróquias desta Igreja Particular. Publicado e divulgado nesta quinta, o decreto começa a vigorar a partir de sexta-feira, 20 de março.

Conforme o texto, “sejam suspensas a partir do dia 20 de março de 2020, em todo o território
Diocesano de Araçatuba, as celebrações das Missas Públicas. Sejam suspensas em toda Diocese, no âmbito de suas paróquias, setores e todos os espaços eclesiais, as reuniões, assembleias, catequese, visitas missionárias, grupos de oração, terço dos homens e mulheres, procissões e eventos que aglomerem pessoas. Porém, que todos estejam unidos em orações, penitências e sacrifícios pelo fim dessa pandemia”.

O decreto é por dentro indeterminado, porém serão observados os fatos e orientações referentes à pandemia nos âmbitos diocesano, estadual, nacional e internacional.

Além das missas, estão suspensas as celebrações dos sacramentos da do Batismo, Primeira Eucaristia,
Confirmação e Matrimônio nas paróquias, sendo solicitada a observação de adiamento por tempo pertinente e necessário.

Todavia, os sacerdotes da Diocese estão orientados a celebrarem a Santa Missa sem a assembleia. “Os sacerdotes não deixem de celebrar as missas mesmo sem o povo, conforme o cân. 904 do Código de Direito Canônico, implorando a Deus a sua misericórdia e o fim da pandemia”, afirma a nota.

Quinta-feira – Dia 19.03

Quinta-feira – Dia 19.03

Mt 1, 16.18-21.24a
“Por que me procuráveis? Não sabíeis
que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?

Hoje festeja-se São José. Em sua vida, toda dedicada a Virgem Maria e ao Menino Jesus, José passou por grandes provações. Ainda antes de coabitar com Maria Santíssima, aconteceu que Ela concebeu por virtude do Espírito Santo, fato que lhe fora revelado por Deus quando esse homem a quis deixar secretamente para não difamá-la. Após o nascimento de Jesus, quando já se tinha instalado em uma casa, Deus lhe revelou que devia tomar o Menino e sua Mãe para fugirem do Rei Herodes, que queria matar a criança. Obediente, prontamente deixou toda a comodidade que afinal estavam usufruindo e partiu para o Egito, e de lá só voltou quando o Senhor lhe avisou. Finalmente, quando voltavam de Jerusalém, aonde tinham ido para a Festa da Páscoa, após três dias, tiveram de lá voltar a procura do Menino. São José é exemplo de docilidade a voz de Deus.

quarta-feira, 18 de março de 2020

terça-feira, 17 de março de 2020

NESTA QUARTA ÀS 15H30M. REZE O TERÇO CONOSCO


Diante do complexo quadro gerado pela pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com o Papa Francisco no compromisso de intensificar as orações neste período, se une ao Brasil convocando a todos para um momento de oração a ser realizado na próxima quarta-feira, às 15h30.
Na ocasião, a presidência da CNBB juntamente com religiosos e leigos convidados rezarão o Terço da Esperança e Solidariedade, que será transmitido em todas as televisões de inspiração católica do país e pela página da Conferência no Facebook.
A iniciativa, principalmente em momentos delicados e difíceis como este, busca elevar os corações ao Deus da Vida, no acolhimento de sua Palavra, fortalecendo a fé, a esperança e a união. “Conscientes de que as restrições ao convívio não durarão para sempre, aprendamos, a valorizar a fraternidade, tornando-nos ainda mais desejosos de, passada a pandemia, podermos estar juntos, celebrando a vida, a saúde, a concórdia e a paz” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).
Conscientes ainda, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a intenção de oração do terço é dedicada também, além das vítimas, aos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução. “Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade” da CNBB).
No vídeo, que será transmitido em todas as emissoras de inspiração católica, cada membro da presidência da CNBB reza um mistério do terço.

Terça-feira – Dia 17.03

Terça-feira – Dia 17.03

Mt 18, 21-35
“Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contar mim? Até sete vezes?”

Tempo de Quaresma é tempo de arrependimento e de perdão. Deus perdoa. Estamos despostos a perdoar setenta vezes sete vezes? É preciso perdoar sempre para poder ser perdoado. O perdão é tão importante que já se tor
nou uma prática terapêutica. Estresse, saúde mental, saúde cardíaca, sistema imunológico, tudo melhora, dizem os especialistas. De fato, tudo melhora quando estamos em paz conosco, com os outros e com Deus.

segunda-feira, 16 de março de 2020

RECOMENDAÇÕES DO PÁROCO



CONFISSÕES PARA A PÁSCOA


"MÃE DESATA OS NÓS!"


Segunda-feira – Dia 16.03

Segunda-feira – Dia 16.03

Lc 4, 24-30 

"Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria.”

Jesus, depois de algum tempo em territórios estrangeiros, voltou à sua terra natal. Sentindo-se à vontade na Sinagoga, leu um trecho do profeta Isaías, sobre a maneira como seria o Messias, e, então, revelou que aquela profecia se referia a Ele próprio. A princípio, “Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca”. Os fariseus, porém, cheios de inveja, perguntavam: “Não é este o filho de José?”, e, após isso, expulsaram-no daquela aldeia com violência. Sua expectativa era a de que o Messias fosse rico, com exército, palácio, etc... O Mestre, então, citou-lhes trechos do Antigo Testamento nos quais se lia que os estrangeiros tinham recebido a Palavra de Deus muito mais depressa que os israelitas que se convertiam. Acontece, também em nossos dias, fatos semelhantes. Muitos ateus, por exemplo, ajudam mais depressa os necessitados do que nós, seguidores de Cristo.


ESTÁ CHEGANDO O DIA DO NOSSO PADROEIRO


domingo, 15 de março de 2020

3º Domingo – Dia 15.03

3º Domingo – Dia 15.03

Jo 4, 5-42:
"Senhor, vejo que és profeta."

A liturgia deste domingo traduz a temática da água, transformando-se em um fio condutor com que se descreve o itinerário do homem, desde sua sede até a fonte que contém água viva, a vida.
A finalidade desse texto é quebrar as barreiras que impedem os homens de se relacionarem. Essas barreiras podem ser de ordem religiosa, política e econômica ou de qualquer outra ordem.
A samaritana somos todos nós, sedentos em busca da fonte de onde podemos “tirar água". Ela conhece o dom de Deus, acolhe a água viva, tem fé em Jesus, tem o amor de Deus derramado em seu coração na medida em que passa por uma transformação e conversão profunda.
Do diálogo de Jesus com a Samaritana, brotam afirmações básicas para quem quer segui-lo de perto: a) Jesus é a novidade absoluta. Não veio apenas para aperfeiçoar ou corrigir o que existia, mas proclamar o início de uma relação nova e profunda entre Deus e o homem; b) Jesus traz a verdade, isto é, a realidade anunciada por essa figura. O culto autêntico e definitivo revela-se na pessoa de Jesus; c) o primeiro passo da fé é reconhecer a superioridade de Jesus sobre leis, patriarcas e profetas de ontem e de hoje. Essa presença de Jesus perto do homem é viva e até incômoda, porque ele questiona a vida humana e não permite que o homem pergunte por Deus sem se interrogar sobre o próprio modo de viver.
A samaritana optou pelo dom de Deus, pela vida, experiência que a marcou a ponto de transformá-la em testemunha e missionária dessa mesma vida junto de seus concidadãos.

sábado, 14 de março de 2020

COMUNICADO PARA OS JOVENS

Visualização da imagem

Sábado – Dia 14.03-Repetição

Sábado – Dia 14.03-Repetição

A oração de cada sábado consiste no exercício chamado de repetição. Trata-se de aprofundar aquilo que rezei durante a semana. Santo Inácio diz: Não é o muito saber que satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente [EE 2]. Por isso não é apresentada uma nova matéria de oração para este dia. Faço, pois, a oração, a partir do texto ou moção que mais me consolou ou que mais me desolou na semana que passou.

sexta-feira, 13 de março de 2020

O MUNDO DE NERISSA


VISITE NA PÁGINA AO LADO A EXPOSIÇÃO DE DESENHOS: O MUNDO DE NERISSA

A Jovem Nerissa serve a Igreja no serviço do altar como coroinha. Gosta muito de desenhar. Nerissa aceitou o desafio de percorrer todas Igrejas da cidade de Castilho para retratá-las em seus desenhos feitos em traços livres. Parabéns Nerissa, Jesus quer que você o sirva através da sua Arte.

Sexta-feira – Dia 13.03

Sexta-feira – Dia 13.03

Mt 21,33-43.45-46: 

"A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se pedra angular."

A história narrada reflete muito bem a situação da Galiléia, onde a propriedade da terra foi aos poucos sendo concentrada nas mãos das classes poderosas que viviam nas cidades.
Os vinhateiros são os chefes do povo, que desprezaram os enviados do Deus em diversas ocasiões, apedrejando-os e matando-os. A sorte do Filho não foi outra. O ponto alto de toda esta dolorosa série de atropelos é contra o dono da vinha. Os vinhateiros se obstinam a não produzir os
frutos no tempo oportuno.
Na versão de Mateus, a parábola conclui com uma interpretação aos ouvintes: o que fará o dono da vinha quando voltar? Esta pergunta encontrou a sua resposta em dois acontecimentos: a ressurreição de Jesus e o nascimento da Igreja cristã.

quinta-feira, 12 de março de 2020

DÍZIMO UMA PARTICIPAÇÃO CONSCIENTE



Resultado de imagem para benção do céu
A Paróquia São José de Castilho, através de suas lideranças, traz para a sua reflexão a delicada questão do Dizimo que, apesar de um preceito bíblico, como veremos logo adiante, nem sempre tem lhe dado uma atenção devida, que acaba causando assim, transtornos para a comunidade.
Sabemos que o dízimo, não foi, não é, e não poderá ser uma imposição, mas uma profunda gratidão para com Deus diante de tudo aquilo que recebemos no nosso dia-dia. Como nos assegura Malaquias: 

“Trazei vossos dízimos, e depois disso ponde-me à prova, diz o Senhor, e vereis que se não abro as cataratas do céu e derramo a minha benção sobre vós em abundância “ (Ml. 3,10).

Todos sabemos as dificuldades pela qual passam tantas pessoas da nossa comunidade.  A maioria delas mais precisam receber que dar, no entanto fazem questão de participar com sua contribuição, dando a nós um verdadeiro exemplo de cristão.

Resultado de imagem para benção do céuTambém existem aquelas pessoas que também questionam a destinação do dízimo, e não poderia ser diferente, pois a Paróquia precisa apresentar as despesas e os investimentos que são realizados. Afinal qual o destino do Dízimo? Ele é aplicado na manutenção da Igreja como descrevemos a seguir: Água, luz, telefone, funcionários, formação de novos Padres, transporte, formação de líderes, conservação, materiais de escritório, limpeza, adequação e manutenção de prédios. Quando o dízimo cobre todas essas despesas de uma comunidade não é necessário se fazer tantas promoções, como quermesse, bingos, leilões etc.

Meu irmão, minha irmã, quando você devolve seu Dízimo você participa na difusão da Palavra de Deus e tem mérito como pregador. Não se esqueça que você como batizado é parte de uma Igreja viva e continuadora. Se ainda não é dizimista, venha fazer parte dessa experiência, procure a secretária da Igreja no horário de expediente ou ainda a Pastoral do Dizimo que se faz presente em todas as Missas logo na entrada da Igreja. Obrigado! Deus o abençoe! Abraços fraternos das lideranças da Paróquia São José.

(Valdir Camilo - PASCOM)


Quinta-feira – Dia 12.03

Quinta-feira – Dia 12.03

Lc 16, 19-31

"Pai Abraão, compadece-te de mim."

A parábola do homem rico e do mendigo Lázaro é uma evocação de Jesus para fazer-nos lembrar e abrir os olhos para o grande ídolo dos ricos.
O rico não foi acusado de ter explorado o pobre, de ter se apossado de terras do pobre, de tê-lo enganado. Sua riqueza o distanciou do pobre e de Deus. O Reino de Deus pertence aos pobres.
Esta parábola nos faz refletir sobre dois pontos importantes. O primeiro, o homem pode se tornar incapaz de se abrir á proposta salvífica de Deus, no caso, o rico. O segundo, o Evangelho não privilegia nem condena uma condição econômica, seja de pobreza ou de riqueza, mas procura mostrar que a fé e a conversão devem amadurecer e tornar o mundo mais humano.
Se o homem rico tivesse sido gentil e fraterno, e tivesse ultrapassado seu egocentrismo para "descobrir" o "mundo" de Lázaro, teria se convertido a Deus e teria sido salvo.

quarta-feira, 11 de março de 2020

HOJE COMEÇA A NOVENA!


Quarta-feira – Dia 11.03

Quarta-feira – Dia 11.03

Mt 20, 17-28: 

“Não sabíeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?”

Subindo com Jesus para Jerusalém, parece não termos aprendido muito até agora. A conversão ainda está distante. Tiago e João são apóstolos. Hoje lhes daríamos títulos pomposos que os deixariam contentes porque estavam a busca dos primeiros lugares. Chegaram a compreender que Jesus devia sofrer e morrer antes da ressurreição. Mas no céu, lá na glória, quem sabe poderiam ocupar os primeiros lugares ao lado de Jesus, certamente para poderem servir mais e melhor.

terça-feira, 10 de março de 2020

NOVENA DE NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS


Terça-feira – Dia 10.03

 Terça-feira – Dia 10.03

Mt 23, 1-12:

"Hipocrisia e vaidade."

Jesus não tolerava o modo de ser dos fariseus e sua explicação das Escrituras. Os escribas o os fariseus, recusando-se a entrar no reino messiânico e também impedindo a entrada do povo eleito, prepararam assim a extrema desgraça do abandono divino.
Esses dois grupos, fariseus e escribas, só querem aparecer, gostam de mostrar que são corretos, preferem os lugares de honra.
A duplicidade, a hipocrisia, a inautenticidade eram insuportáveis para Cristo. Eles usavam a religião para impor sobre os outros seu domínio.
O ritualismo obsessivo proporcionava-lhes uma sensação de segurança e de fidelidade a Deus que os tranquilizavam.
Os ensinamentos de Jesus nasciam do íntimo de seu ser e tinham a vibração de quem tem autoridade e de quem está integrado naquilo que faz.

segunda-feira, 9 de março de 2020

COMUNIDADES ECLESIAIS EM DESTAQUE

COMUNIDADE ECLESIAL MISSIONÁRIA
SANTO ANTONIO E ABAIXO COMUNIDADE MISSIONÁRIA ESPÍRITO SANTO E NOSSA SENHORA APARECIDA.
COMUNIDADE FIEL PERSEVERA E TRANSFORMA VIDAS POR CRISTO NOSSO SENHOR.

VERDADEIRA PROMESSA PARA AQUELE QUE CRÊ


COMUNIDADE ECLESIAL MISSIONÁRIA EM DESTAQUE


COMUNIDADE ECLESIAL MISSIONÁRIA SAGRADA FAMÍLIA (CAFEEIRA)

COMUNIDADE ECLESIAL MISSIONÁRIA SÃO JOSÉ (TREMEMBÉ)

COMUNIDADE ECLESIAL MISSIONÁRIA JESUS RESSUSCITADO

você crê em Nosso Senhor Jesus Cristo?
Quem N'Ele crê, obedece sua Palavra:
"Eis que estarei convosco até o fim..."
A COMUNIDADE MISSIONÁRIA QUE SE ENCONTRA TODAS AS SEGUNDAS FEIRA PARA PARTILHAR A  PALAVRA IRÁ PERSEVERAR. CADA FAMÍLIA LEVARÁ A BENÇÃO E PAZ DE NOSSO SENHOR.